segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Unipampa Movimenta Espaço Cutural em São Borja

Começa hoje e vai até sexta-feira o I Seminário Internacional de Ciências Sociais e Ciência Política da Unipampa.

O evento denominado Buscando o Sul visa difundir o conhecimento científico nessas áreas e promover a discussão acadêmica sobre diversos temas. Além de reunir profissionais, estudantes e pesquisadores de todo o estado, bem como de países visinhos.

Nós próximos dias é a vez de outro evento importante do campus São Borja, trata-se do PampaStock que está em sua segunda edição e terá neste ano, além do festival de música que conta com participação de uma banda Inglesa e outros nomes conhecidos como a Cachorro Grande, um Ciclo de palestras sobre o Rock n' roll e suas relações sociológicas.

Então, programem suas agendas e curtam este momento fervilhante da nossa cultura local!!! E como diria o pessoal do PampaStock, hey ho!

Mais informações:

Buscando o Sul: http://buscandoosul.blogspot.com/
PampaStock http://pampastock.com.br/?p=236

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

26ª Feira do Livro de São Borja "Os livros invadem a cidade."

Iniciou hoje em nossa cidade a 26ª Feira do Livro, trazendo aos cidadãos um verdadeiro roteiro cultural com uma programação variada e de grande qualidade. O êvento que foi precedido pelo Prêmio Leitura na Escola realizado dia 24 de outubro, dando inicio a uma série de atiividades que contemplam tanto os talentos locais como escritores do resto do estado.

Além dos expositores que trazem as novidades do mercado literário, fazem parte da programação apresentações artísticas com música, teatro, contação de história, cinema, oficinas de desenho, oficina de Braile e Libras e muito mais.

As sessões de autógrafos também serão constantes, destacando a produção literária de cientistas e escritores do estado, como Walter Galvani, Tiago Costa Martins, Ronaldo Côlvero, Rodrigo Maurer, Juremir Machado, Cristóvão de Almeida, Ilza Girardi, Valdir Morigi, Janete Maria, José Luiz dos Santos, Elias Medeiros Vieira, Valdi Ercolani, José Nelson Corrêa.

Também estará em uma canja musical e o cantor e compositor Thedy Correa na sexta-feira, dia em que a escritora homenageada, Maria Izabel Scalco estará em sessão de autógrafos, a feira também conta com atividades permanentes como exposições, banca de troca de livros e varal de poesias. Com essa diversidade de atividades o que não vai faltar é motivo para conferir o evento, quem sabe nos encontramos por lá!

Confira a programação oficial em:

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Títulos de Comunicação para Download




Prezados, vim brevemente socializar com vocês a postagem do professor Tiago Martins em sua página no facebook de um blog muito legal que disponibiliza uma lista de títulos de livros de comunicação disponíveis on line.
Como este espaço se presta a socializar todos os elementos que contribuam para o enriquecimento cultural de nossa cidade, de nossos habitantes. Então espero que possam fazer bom uso do material e espero que sempre que possível as pessoas possam seguir a iniciativa do porfessor Tiago.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semana Farroupilha

Foto: Ivana Cavalcante
Neste dia 13 de setembro iniciou-se em São Borja mais uma Semana Farroupilha, movimentando as entidades sociais e todos os amantes do tradicionalismo de nossa cidade.

Realmente é um período em que as festividades são valorizadas lembrando a luta de idealistas por uma sociedade independente e com valores reacionários que estão marcados a fogo no coração dos gaúchos.

Apesar de saber-mos que nossa cultura não se limita ao tropeirismo e aos hábitos cultivados e tão preservados pelo nosso povo, e que a cultura gaúcha na verdade é uma grande construção ideológica, o fato é que aquerenciamos esses valores e o tornamos parte de nós. Pode ser que exista, mas não conheço um gaúcho que não carregue consigo um vestígio de orgulho ou vaidade por ter nascido neste chão.

A demais, espero que todos os eventos ocorram com muita tranquilidade, que além de festividades se reflita sobre a atual situação de nosso estado e que todos os nossos ideais sejam baseados nos princípios grifados em nossa bandeira, liberdade, igualdade e humanidade - sobretudo este último!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Em nota 2

Com prazer informo aos queridos leitores que está disponível na rede, o link do vídeo da senhora Irma Perazolo sobre a situação dos cães abandonados da cidade, agora na íntegra para quem quiser conferir. Agradeço ao colega Cézar Rodrigues por disponibilizar este material que é importantíssimo para o conhecimento do público.

Click e Confira:
http://www.youtube.com/watch?v=nDjB2SHoXmc&feature=player_embedded

O tempo não para - Consciência Negra!

Ontem conversando com a amiga Lins Roballo, me dei por conta que ja faz quase um ano desde que em novembro passado pudemos organizar e realizar a Semana Municipal da Consciência Negra, que foi um trabalho intenso, gratificante e que se repetirá esse ano novamente, nos oportunizando mais uma vez um experiência incrível de produção de conhecimento e de troca de idéias.

Como todo o trabalho precisa ser pensado em seus detalhes, ontem recebi o projeto do evento no qual Lins já vem trabalhando a bastante tempo e fiquei muito feliz por ver que algumas mudanças vão dar uma  maior amplitude aos nossos debates que já foram extremamente ricos na edião anterior.

A Semana Municipal da Consciência Negra já vinha sendo realizada pelo Município, mas nos últimos anos acabou ficando um pouco esquecida entre as várias datas comemorativas da cidade. Percebendo este fato, a ONG Girassol, Amigos na Diversidade propôs uma recomposição do evento a administração municipal que aceitou e viabilizou a realização do evento.

Com essa nova roupagem a Semana Municipal da Consiência Negra passou a ser dirigida ao público universitário, e aos estudantes de todos os níveis com um debate acadêmico sobre o tema e abordando outros enfoques relevantes a minorias sociais e marginalizados históricos a fim de promover a produção científica e a reflexão sobre a diversidade que compõe a nossa sociedade, incluindo a todos e mostrando o valor das distintas etinias partindo do mote principal que é a Consciência Negra.

Assim que definir-mos as datas e que receber-mos as confirmações dos palestrantes estaremos divulgando neste espaço e pelas diversas mídias, por enquanto deixo para vocês um vídeo de reportagem sobre o encerramento do evento do ano passado, abraço a todos!

Click e confira:
http://www.youtube.com/watch?v=aBJO8LfD9BY&feature=share

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pátria Amada?

Nossa cidade tem presenciado nesses últimos dias a realização de desfiles cívicos, não só na zona urbana, onde tivemos dois, como também nas localidades do interior. Eventos muito bonitos, e que envolvem de forma maciva as instituições de nossa cidade.
Esta mesma movimentação também acontece em outros municipios pelo país a fora e ao que tudo indica, todos seguem uma fórmula parecida e mesmo querendo falar sobre nossa realidade, não podemos esquecer que ela é parte do cenário que encontramos no Brasil.
É dificil mensurar como está sendo trabalhado o civismo em nossos jovens e o que isto representa para eles. Infelizmente, se pensar-mos que não só os desfiles cívicos, como diversos eventos só são prestigiados se houver uma troca de favores entre as instituições e seus agregados, vamos certamente perguntar quais são as reais intenções de quem dirige esses movimentos.
Aqui em São Borja, o festival de disttribuição de notas escolares, a cobrança da administração pública para que seus funcionários compareçam, além dos militares que estão diretamente vinculados aos movimentos cívicos denunciam esta barganha irritante entre a mesquinhês cidadã e o permicismo das instiituições.
Não estou atentando sobre quem de fato está egolido por esta engrenagem que se formou, mas quero sim despertar atenção das pessoas para essa situação viciosa que vivemos em nosso país. Quando um profissional de educação é obrigado a oferecer nota para que um aluno compareça a uma atividade, abre-se o caminho para que este aluno se corrompa.
Este movimento está internalizado em nossa sociedade como algo banal, corriqueiro, cotidiano, da mesma forma muitos vendem seus votos, outos vendem seus corpos e outros suas almas. Nada mais são do que vítimas de um sitema maior comandado por pessoas que dominam capital e estão dispostas a galgarem a boa vontade dos outros.
Espero sinceramente que neste dia dedicado a refletir sobre a pátria alguém consiga pensar que tudo se constrói por partes, e que a nossa parte em São Borja é eleger e fiscalizar a ação de pessoas públicas comprometidas, competentes e dispostas a trabalhar mais e para a maioria, sem privilegiar a ignorância de seus correligionários em detrimento da população.

domingo, 4 de setembro de 2011

Em nota

Em consideração aos meus queridos leitores e respondendo ao quesionamento da colega e jornalista Deise Kober, quero esclarecer que o vídeo da última postagem foi removido do youtube, infelizmente, mas espero que aqueles que o puderam ver tenham curtido o conteúdo, abraços a todos e até a próxima publicação!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Dando Voz a quem tem o que falar!

Irma Santos Perazolo
Imagem disponável em web.
Queridos leitores, trago pra vocês hoje um link que os direcionará para um vídeo muito interessante. Nele está registrado a fala da senhora Irma Santos Perazolo, presidente da Associação dos Colaboradores de Proteção Animal de São Borja.

Em seu discurso Irma trata não só das questões referentes ao grave cenário dos cães de rua no município como também pincela outras questões referentes aos cenário político da nossa cidade, além disso é uma fala acessível e persuasiva.

Como este espaço é destinado a tratar de nossas questões culturais, e como compreende que estas questões permeiam aspectos sociais, políticos e problemas referentes à eles acredito que seja pertinente socializar este material com vocês. Espero que confiram e que seja proveitoso.



Click e confira, o vídeo foi reenviado ao you tube por Cezar Rodrigues, agora na íntegra:
http://www.youtube.com/watch?v=nDjB2SHoXmc&feature=player_embedded

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Terceira Edição do Baile dos Sonhos

Nesta sexta-feira, dia 26, foi realizada a terceira edição do Baile dos Sonhos no Clube Recreativo Fraternidade que contou com os familiares e amigos das debutantes e também com o prestígio das pessoas da comunidade local, políticos, empresários e profissionais liberais que sempre apoiam o evento. Eu estive lá e quis dividir esse momento com meus queridos leitores. 
O evento iniciou com a apresentação da banda municipal Tusnelda Lima Barbosa, e logo em seguida a apresentadora Lins Roballo passou ao chamamento das debutantes que comporam o salão acompanhadas de seus pares. Logo após, elas foram homenageadas com um vídeo produzido pelo fotógrafo Tierre Roballo com os melhores momentos da produção do book fotográfico das meninas.
Na sequência elas dançaram a valsa, momento que emocionou os presentes. Em seguida foi divulgado o nome da debutante solidária de 2011, senhorita Jariane Borges e da debutante simpatia, senhorita Fernanda Farias, a novidade deste ano na cerimônia ficou por conta do troféu Amigo da ONG Girassol, que este ano foi entregue a Yagor Aguiar como reconhecimento por seu incansável esforço em ajudar a Girassol na realização deste evento.
Antes do inicio oficial do Baile dos Sonhos, as debutantes participaram de uma recepção onde puderam confraternizar com os pais e amigos mais próximos, e onde também foram contabilizados os alimentos recolhidos pelas debutantes e que serão doados para famílias carentes.



sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Retomada, aí vêm mais uma edição do Baile dos Sonhos!

Após alguns meses afastado deste espaço, retorno e retomo o cenário cultural de São Borja para divulgar um evento que está chegando a sua terceira edição mas que já está interiorisado como evento importane do nosso cenário cultural, o Baile dos Sonhos.
O evento é a materialização do final do projeto social que o antecede, foi executado pela primeira vez em 11 de outubro de 2009 atendendo 22 meninas com 15 anos, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Clube Recreativo Fraternidade e empresários locais, em parceria com a ONG Comitê Social de Ação e Cidadania.
Nesta edição instaurou-se o recolhimento de alimentos não perecíveis que confere a jovem que mais arrecadar o título de Debutante Solidária, os alimentos arrecadados são doados a famílias carentes credenciadas pela ONG Girassol, Amigos na Diversidade. Também é feita a escolha da Debutante Simpatia, título conferido a participante que se destaca promovendo laços de interação entre as demais, escolha que é feita pelas próprias participantes.
O coquetel de confraternização para as participantes e a disponibilização de uma mesa para acolhimento de suas famílias no evento, reforçam o intuito de solidificar o caráter social do projeto. Em 2010, a segunda edição do evento ocorreu em 10 de dezembro, esta vez com dezessete participantes, tendo como diferencial um maior interesse das escolas públicas em inserir suas alunas no projeto.  Em 2011, desde 07 de julho iniciaram-se as atividades do projeto que realizará seu baile em 26 de agosto, atualmente com o número de 17 participantes. O desaque na organização deste ano é que as parcerias garantirão gratuidade total ao evento que vêm ganhando cada vez mais apoio popular, e importância para as meninas que sonham com a possibilidadde de ter uma linda festa de debutante.Saiba mais em:

Fotos Tierre Roballo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Movimento para pensar nossos hábitos

Estou à alguns poucos dias em Porto Alegre e apesar de adorar a cidade, em alguns momentos é impossível não ficar saudoso de nossos hábitos. O chimarrão com os amigos, o bate-papo nas calçadas e a segurança de conhecer um à um dos transeuntes que  movimentam nossos bairros, nossas ruas.

A velocidade dos carros, o engavetamento nos apartamentos, o medo dos pedestres e o cinza do asfalto acabam tornando o cenário do cotidiano um pouco embaçado para os moradores da capital, e principalmente para seus visitantes, que apesar de embebecidos com tantas novidades e com tantos atrativos, tecnológicos e culturais além das muitas pssibilidades de diversão que estão a disposição não sentem aqui o acolhimento de uma cidade pacata.

Aliás, é na calmaria do nosso "Texas" que tudo ganha grandes proporções, aqui, já presenciei dois acidentes, e flagrei uma ou duas pessoas em situações inusitadas mas nada disso é interessante porque não sabemos quem são os personagens dessas histórias, na verdade nas grandes cidades, as histórias são as protagonistas da vida de seus habitantes, é por elas que as pessoas criam vínculos, experimentam emoções, e cada vez mais se distanciam de encontros reais, físicos, fortes, de corpo e de alma.

Aliás é na alma que carrego meu carinho por São Borja, porque esta terra me deu as pessoas que mais amo, essa terra me deu os hábitos que aprecio e nesta terra conheço os personagens que fazem parte da minha história, que se confunde com a dela.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Chove Chuva que está uma delícia!

Imagem da Web
Após semanas intermináveis de um calor absurdo, desde ontem estamos sendo agraciados por uma queda d'água divina e refrescante que promete não cessar pelo menos até amanhã. Segundo o site climatempo, apesar de uma trégua durante o dia, a noite teremos mais chuva, e as temperaturas devem ficar entre 34ºC e 24ºC.
Com isso as escolhas, da Garota Verão e da Rainha do Município, agendadas para as 20:30h no caís do porto podem sofrer alterações quanto local e mesmo data de realização o que já aconteceu com o concurso de músicas de carnaval.

Bem, a verdade é que o carnaval e a regional do Garota Verão ainda vão levar alguns dias para acontecerem, e o Culturão no ginásio Cleto Dória Azambuja é uma boa alternativa para quem quer fugir um pouquinho da rotina neste molhado final de semana.

Já a chuva, esta sim era urgente, tanto para regar a natureza, baixar as temperaturas e aliviar nossas tensões, propicianando momentos agradáveis com os nossos queridos ou mesmo sós, o importante é curtir esse clima maravilhoso enquanto é possível.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Primeira Noite de Concurso e Culturão

Ontem com a apresentação das marchas, o público samborjense teve a oportunidade de disfrutar de agradáveis momentos de lazer e descontração, enquanto os músicos componentes dos tradicionais grupos concorrentes exibiam seu talento para um seleto grupo de jurados.

Contudo, foram os comentários de Rita Gattiboni pela Fronteira FM que descreveram em algumas colocações muito pertinentes sobre a verdadeira importância deste evento singular.
Segundo Rita, o grande mérito deste festival está mais do que na melodia das marchas e sambas, mas sim no conteúdo das letras que retratam de maneira animada, criativa e mesmo emocionante nossos costumes, história e personagens.
Exemplo disso foi a marcha em homenagem a Joarez Padão, uma das classificadas para a final, que trouxe para o concurso um pouco do universo desta figura tradicional dos eventos sociais de São Borja.
Para encerramos nosso papo de hoje, destaco a abertura do Culturão a partir das 19:00, mais um evento que se consolida entre as principais atrações de São Borja e que proporciona além de uma movimentação esportiva na cidade uma ótima alternativa de lazer a valores super acessíveis!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

São Borja abre em grande estilo seu caledário cultural

As procissões em homenagem a Iemanjá (01/02) e de Nossa Senhora dos Navegantes (02/02) abriram uma série de eventos que se seguem nos próximos dias de fevereiro e chegam ao mês de março deste ano, com o carnaval.
Os fiéis católicos e umbandistas tomaram o caís do porto nestes dois dias em uma demonstração de fé e devoção que já são tradicionais na cidade, revelando além da liberdade do culto da população um grande sentimento fraternal e grande respeito a diversidade de credos, uma vez que muitos das pessoas que lá estiveram prestigiam ambas as personagens desses eventos que movimentam não apenas religiosos, mas grande parte da comunidade que aprecia essas legítimas manifestações da cultura de São Borja.

Foto disponível em: WWW.saoborja.rs.gov.br/portal/
Hoje, dia 03, é a vez da 44ª edição do Festival Regional de Músicas Apparício Silva Rillo levar as margens do Rio Uruguai um grande público em seu primeiro dia de apresentações.
Nesta quinta (03/02) serão apresentadas as 12 marchas concorrentes e amanhã (04/02) é a vez dos 12 sambas. As seis classificadas de cada categoria se apresentam na grande final, sábado (05/02), onde as três primeiras colocadas em cada categoria são premiadas.
Quem quiser conferir de perto este que é um dos maiores e mais antigos certames do gênero no país, basta comparecer a partir das 21:30 no caís do porto, a entrada é gratuita!